domingo, 19 de abril de 2009

A loucura da polónia

Pois é, grande loucura esta que começou há alguns meses atrás, quando decidi escolher a Polónia como destino de Erasmus!! Não sei bem porque a escolhi. Ao início, penso que por ter uma paixão pela europa de leste, pela sua história, pela sua riqueza arquitectónica e pelos seus costumes! Depois quanto mais lia sobre o assunto mais me convencia de que a polónia tinha tudo o que sempre quis...para além da curtíssima distância que a separa de muitos outros países! Era uma óptima oportunidade para viajar e conhecer pessoas!E dia 2 de Abril lá fui eu...

Dia 1 de Abril, 00:20

"desculpa Renata, mas não vou poder ir amanhã!"
Foi o pânico, afinal ia sozinha para a Polónia. Não tinha ninguém para trocar impressões, ninguém para fugir comigo caso alguma coisa acontecesse. Sim, porque pensamos sempre que estamos mais seguros quando não estamos sozinhos, mas é psicológico, a pessoa ao nosso lado não é nenhum guarda-costas nem nos vais defender dos outros! Mas pronto, com o tempo habituei-me e acabei por adormecer!!

Dia 2 de Abril, 4:50

Oh não...já?!

Dia 2 de Abril, 7h20

"Ok, isto não ta a correr nada mal, fiz o check-in como deve ser, consegui entrar na porta de embarque correcta e até soube ver logo qual era o meu lugar! Talvez tenha ao meu lado alguém da polónia com quem possa falar!" Ups, nem por isso, a tipa até que era da polónia, mas dormiu a viagem toda! E eu... li o guia turistico da polónia quase todo!!

Dia 2 de Abril, 14hoo

Finalmente Varsóvia!! Um rapaz super simpático e descontraído à minha frente, que me leva até à estação dos comboios, que me dá umas luzes sobre as pessoas e os costumes e que me ajudou a descontrair! Mais tarde no comboio, um homem muito simpático que falava inglês fala-me da história e cultura polaca e faz-me acreditar que toda a gente falava inglês ... lool, nem por isso! Mas ao menos ajudou-me a passar aquelas horríveis 3horas que demorei a fazer 170km!!!
Já à porta da residência peço a alguém que me ajude a encontrar o sítio, e eles perguntam-me o número e eu respondo 306! "não, não a porta" dissem eles "306, mau será que não me estão a perceber"... não, afinal era eu quem não estava a perceber, DSx2 era o número da porta do prédio, 306 era só o meu quarto, porta nº6 do 3º andar!! LOOL, ser ignorante é dose!!! Nesse dia falei imenso com o casal que me ajudou a encontrar o quarto e com a rapariga do quarto ao lado, esta acabou por ser a minha salvação inúmeras vezes!!
Nota: Primeira ida à casa de banho..."mas isto tem janelas nas portas?? Vê-se tudo lá para dentro, a tomar banho, a fazer as necessidades básicas...tudo!!" Acabei por me habituar, afinal isto é uma república!!

Dia 3, 4,5

Ninguém por cá, por isso dias para tirar fotos!

Dia 6

"O professor Growniah, quer falar comigo, é só o vice-reitor da faculdade, nada de stresses Renata!!" Acabei por conhecer a Wirginia, a minha orientadora que é um amor de pessoa e o sr vice -reitor que não lhe fica nada atrás!!


Dia 8

Dia de almoçarada com o departamento de gnósia!! Ovos... ah pois é minha gente na páscoa comem-se ovos com todo o tipo de molho em cima, mas muito ovo se come aqui!! Acabei por comer uma coisa horrorosa, um molho picante e estranhissimo, mas nada de fazer más figuras, comi-o até ao fim!!! Aliás, eles brindam com os ovos!! Tchim tchim, e emborca ovo cozido!!

Dia 10, 6:00

Dia de apanhar o autocarro até Krakóvia...malta o mundo das maravilhas!! ;) vejam as fotos, esqueçam, venham mas é cá que eu não tenho jeito para tirar fotos!!

Dia 16

Primeiro dia de trabalho, conheci outras raparigas do laboratório e o rapaz que está comigo, que se chama..Kamille... não sejam más crianças, até não é má pessoa, não sei se ele percebe exactamente o que eu lhe digo, mas pronto, ajuda no que pode!! A Ewa, é uma rapariga altamente cujo telemóvel perdi!! :( mas que está sempre pronta a falar e a conviver!!

2 comentários:

  1. loll grandes histórias já!

    perdeste o tlm de uma colega? e kamille?? oh God imagino os teus dias no laboratório... :P

    bjinhos
    Ana Marcelino

    ResponderEliminar
  2. Kamille? Um gajo que se chama "Kamille"... lol... enfim só na Polónia

    ResponderEliminar